Persore
19 3407.2379 | 9 9783.1818   
Blog


Junho
 28
2016









Importância da avaliação psicológica na seleção de pessoal

Por: Angelina Feltrin

Refletindo sobre as contratações de colaboradores nas empresas, lembrei-me de um velho e conhecido ditado: “encontrar o homem certo para o lugar certo”. E isso faz todo sentido.

Para a empresa, quanto mais adequado o perfil do candidato às exigências do cargo, mais fácil será sua adaptação, melhor será seu desempenho e o andamento dos trabalhos seguirá com rapidez e qualidade, reduzindo custos de retrabalho e desperdício. Para o colaborador, representa satisfação no trabalho, realização pessoal e consequentemente, melhor qualidade de vida. Empresa e colaborador saem ganhando.

Para que isso se torne realidade, é muito importante que o selecionador conheça muito bem os processos e sistemas da empresa, a descrição do cargo específico, as competências necessárias para a execução das atividades e também as atividades que os demais colaboradores executam e as relações que se estabelecem entre os cargos (Lunardelli & Parpinelli, 2006).

A avaliação psicológica é considerada uma das principais ferramentas do processo de seleção. Segundo o Conselho de Psicologia, a avaliação psicológica “consiste de um processo técnico e científico, que envolve a produção, a integração de informações provenientes de diversas fontes (entrevistas, observações, testes, analise de documentos, dinâmicas, entre outros), a interpretação de dados, o levantamento de hipóteses relevantes e a comunicação de resultados”. Ainda, não pode ser confundida com uma simples “testagem”, devendo ser compreendida em toda a sua complexidade.

Requer planejamento prévio e cuidadoso, para que os métodos, técnicas e instrumentos escolhidos sejam adequados ao contexto ao qual se insere. Portanto não é apenas utilizada no processo de seleção, mas em outras situações, tais como na adequação de times de trabalho e promoções. E também importante ferramenta, além do contexto organizacional, por exemplo, para obtenção da CNH, porte de arma, entre outras.

O uso de testes psicológicos é de uso exclusivo dos psicólogos e se utilizados adequadamente, podem oferecer informações importantes sobre o candidato (Godoy e Noronha, 2005). Fornecem uma medida objetiva e padronizada do comportamento, isto é, possibilitam o entendimento sistematizado e prático das características psicológicas do candidato à vaga (Anastasi e Urbina, 2000).

Por fim, a comunicação dos resultados ou devolutiva (verbal ou por escrito), independentemente do resultado da avaliação, é dever do profissional e direito do avaliado, conforme descrito no código de ética dos psicólogos, no seu artigo 1, alíneas f, g e h.

A Persore, nos serviços de consultoria em Recursos Humanos, possui profissionais qualificados e habilitados para atender sua necessidade na avaliação psicológica de candidatos ou colaboradores. Fale com a gente!







Junho
 21
2016









Competência

por: Ana Beatriz Casteleti Santos Custódio

Competência (segundo Rabaglio (2001) é definida como um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia determinadas tarefas, em qualquer situação. O perfil de competências de uma pessoa é o seu diferencial competitivo, tanto profissionalmente quanto na área pessoal.

Podemos então separar competências em: Competências Técnicas e Competências Pessoais.

Competências técnicas são: conhecimento e habilidade em técnicas ou funções específicas. Por exemplo, administrador, engenheiro mecânico, professor, dentre outros. E competências comportamentais e /ou Pessoais: atitudes e comportamentos compatíveis com as atribuições a serem desempenhadas. Por exemplo, iniciativa, criatividade, habilidade de relacionamento interpessoal, comunicação verbal, liderança, negociação, empreendedorismo, espírito de equipe, bom humor, entusiasmo, espírito de servir, humildade, extroversão, persuasão, atenção a detalhes, participação, cooperação, facilidade para trabalhar com metas, foco em resultados, flexibilidade, empatia, agilidade, etc.

Portanto, competências pessoais estão relacionadas com características natas e / ou as quais o indivíduo desenvolveu com suas vivências, experiências e a forma como lidou com elas durante a sua trajetória de vida. Já as competências tecnicas estão ligadas a estudo, a aprimoramento intelectual e escolhas.







Junho
 14
2016









QUAL É O SEU TIPO? - ENEAGRAMA

Por: Joely Helena Roscito Bento

Saiba que o seu "tipo" revela o seu jeito de atuar no trabalho, de liderar, de tomar decisões, de nutrir suas relações e até mesmo sua maneira de ser e estar no mundo. 

Estamos falando de Eneagrama: um símbolo milenar que representa os nove tipos essenciais de personalidade presentes na natureza humana, um estudo detalhado das diferentes formas de comportar-se diante da vida.

Desde a antiguidade o homem busca atribuir significados para suas inquietações, percebendo-se com dificuldades que se repetem ao longo de sua história. Dessa forma, busca respostas que possam acalmar suas angústias frente ao desconhecido. O Eneagrama surge como um método eficaz de autoconhecimento, que aponta caminhos para o desenvolvimento pessoal; é luz na descoberta da verdadeira vocação. 

No mundo empresarial, o Eneagrama conquista espaços cada vez mais importantes como ferramenta no desenvolvimento de equipes, subsídio para o processo de mudanças , contribuindo para a autorrealização no trabalho.

O resgate da essência, da legítima identidade pessoal e profissional que traz felicidade é possivel com o Eneagrama. Um profissional especializado pode ajudá-lo a encontrar seu tipo. 

Descubra-se!







Junho
 07
2016









POSTURAS INADEQUADAS PODEM AFETAR SUA CONTRATAÇÃO (PARTE 1)

PorAngela M. Graciano Bellatti

É comum as pessoas pensarem que em um processo seletivo basta ter competências técnicas para conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Ser um bom profissional, possuir as competências técnicas, saber trabalhar em equipe, ter excelente relacionamento interpessoal, ter habilidades para resolução de problemas, ser ético, são algumas das habilidades e competências valorizadas pelas empresas e pelos gestores.

Porém, a avaliação do candidato começa muito antes da investigação e avaliação dessas competências. Começa com a apresentação do currículo, com a postura do candidato desde os primeiros contatos feitos pelo contratante, com a apresentação e postura durante todo o processo seletivo: contatos telefônicos, dinâmicas, entrevistas, testes, etc.

Algumas posturas que podem contribuir positivamente na avaliação do candidato:

- Mantenha seu currículo atualizado, principalmente seus contatos. Você poderá perder ótimas oportunidades caso o contratante não consiga te encontrar porque seu telefone mudou.

- Retorne as ligações, não fique mandando mensagens do tipo “Quem é? O que quer?”

- Ouça a proposta da empresa. Não se antecipe perguntando sobre o salário.

- Depois de ouvir, tire suas dúvidas.

- Seja sincero e honesto. As mentiras sempre são descobertas.

- Agradeça o contato e se houver interesse na vaga, se coloque à disposição.

- Caso não conheça a empresa, pesquise sobre a mesma (site, atuação no mercado, etc).

- Na entrevista, use roupas discretas (nada de decotes ou exageros de qualquer espécie).

- Cuide da higiene pessoal.

- Procure manter-se calmo.

- Cuidado para não falar demais e se perder nas respostas.

- Atenção às gírias e aos vícios de linguagem (né? Tá? Entende?).

- Não force intimidades com o entrevistador.

- Lembre-se que o corpo fala, por isso, preste atenção à sua postura corporal.

Seja em época de escassez ou de fartura de mão de obra, é sempre um desafio contratar o profissional que mais se ajuste à vaga e ao perfil da empresa. A PERSORE possui profissionais qualificados que podem auxiliar nessa contratação, seja qual for o tamanho de sua empresa.







Junho
 01
2016









Como ter sucesso na sua carreira

Por: Regina Célia de Araujo Garcia

O mercado de trabalho está a procura de pessoas preparadas. Destacar-se dos demais é hoje o diferencial. Tanto no profissional como no pessoal, seu sucesso depende do tempo que você investe na sua carreira.

Superar e crescer em vários aspectos da vida nos permite alcançar os objetivos e a buscar o sucesso.

Todo mundo fala em qualificação profissional, para colocação e recolocação profissional. O que isso significa? Muitos terminam uma faculdade e, ao irem para o mercado de trabalho escutam que não estão prontos!

Há vagas no mercado de trabalho. Mesmo com tantas demissões, até parece contraditório. Porém existe dificuldade para encontrar profissionais preparados. Existem muitas pessoas procurando recolocação no mercado de trabalho, mas o mercado se mostra cada vez mais competitivo, e as qualificações necessárias na hora de preencher os requisitos de uma vaga em uma empresa estão cada vez mais exigentes.  Este momento das organizações, em todas as dimensões, é de contenção. A empresa busca profissionais preparados e qualificados para reduzirem o tempo de treinamento, e consequentemente obter o retorno mais rápido de produção. Portanto, o profissional que chegar o mais bem preparado possível, ficará mais perto de conquistar a vaga. Se preparar, não é somente ter a graduação necessária a vaga. Requer outras formas que o diferenciarão no processo.

Os novos profissionais que estão entrando no mercado de trabalho buscam uma colocação acima de suas experiências, e muitas vezes querem entrar na empresa e conquistar cargos sem capacitação, sem nenhum preparo.  A experiência é um fator crucial, além dos cursos de qualificação. Uma das dificuldades que apresentam é a da ansiedade, querendo tudo muito rápido, parecendo mágico.

Na busca de profissionais preparados outros fatores são determinantes:  aqueles com o comportamento e o emocional adequados. Muitas vezes, esses fatores acabam sendo de grande influencia na finalização de um processo de seleção.

Invista em você, se prepare, desenvolva-se profissionalmente e pessoalmente, para que alcance o seu sucesso. Conte com a PERSORE para o seu desenvolvimento.

Confiança, foco, objetivo definido e se preparar são fatores que definem sucesso ou fracasso.

Alinhar a maneira de como encaramos a vida e a busca de nossos objetivos, de forma consciente, nos prepara para encarar os desafios, as nossas escolhas, e a satisfação pessoal e profissional.

A PERSORE pode ajudar você!







 


© 2015 | Persore - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: Aumai Oxycom
(19) 3407.2379 | 9 9783.1818
Av. Nossa Senhora de Fátima, 2790 - Salão 20
Condomínio Machadinho - Americana|SP
CEP 13478-540