Grafologia - Persore
19 3407.2379 | 9 9783.1818   
Blog


Novembro
 27
2015









Grafologia

 

 

Por: Angelina Feltrin

Segundo a “Sobrag” (Sociedade Brasileira de Grafologia - www.sobrag.com.br), a grafologia é uma “ciência da área humana” que, através da análise e interpretação da grafia, permite conhecer muito do caráter, temperamento e da personalidade do autor. O primeiro livro conhecido sobre o assunto data de 1622, “Como reconhecer o caráter e os atributos de uma pessoa através de um documento escrito”, de Camilo Baldo. No Brasil, o primeiro trabalho científico sobre o assunto é de 1900, “A grafologia em medicina legal”, feita pelo médico baiano Dr. José Antonio de Gouveia Costa-Pinto, como tese de doutorado, na Faculdade de Medicina e Farmácia da Bahia. A grafologia se baseia no principio que, quem comanda a mão é o cérebro e o estudo da escrita revela as características e os traços de personalidade de uma pessoa, com base em seus símbolos gráficos.

A grafia de cada pessoa é impar, pois é desenhada de acordo com os impulsos do cérebro através do sistema nervoso e dos músculos do braço e da mão. Neste sentido, torna-se possível verificar uma infinidade de características através da escrita: maneira como a pessoa trabalha, sinais de inteligência e originalidade de ideias, planejamento e organização; indícios de perseverança e ambição, etc. Todos os sinais dentro do “espaço gráfico” contem significados. A grafologia tem sido usada como instrumento adicional na seleção de profissionais, na identificação e desenvolvimento de potencial, promoções, etc, em muitas empresas. Na análise forense de documentos, o termo usado é grafotécnica ou grafoscopia.

A principal critica à grafologia é a inexistência de base científica que sustente o uso dessa técnica para a investigação da personalidade. É importante lembrar que,de acordo com o CRP/6 região, esta prática está em estudo e necessita de pesquisa para uso em avaliação psicológica. E estas pesquisas científicas estão acontecendo. Uma nova disciplina chamada Grafonômica (do original em inglês, graphonomics) surgiu no inicio dos anos 80 e visa verificar quais são os processos neuromotores por trás da escrita e desenhos humanos. Mas ainda há muito trabalho a ser realizado. 







 


© 2015 | Persore - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: Aumai Oxycom
(19) 3407.2379 | 9 9783.1818
Av. Nossa Senhora de Fátima, 2790 - Salão 20
Condomínio Machadinho - Americana|SP
CEP 13478-540