A importância de saber ouvir um feedback - Persore
19 3407.2379 | 9 9783.1818   
Blog


Dezembro
 04
2015









A importância de saber ouvir um feedback

Por: Regina Célia de Araujo Garcia

Quando falamos em comunicação e na importância de ouvir, muitos pensam: - "Para que isso? É só ouvir!" Pode parecer fácil, mas não damos a devida importância ao assunto. Nem sempre recebemos o que vem do outro de maneira adequada. Em geral, desejamos que nossas opiniões sejam aceitas pelo outro, e sofremos quando não somos entendidos. Quando recebemos críticas diferentes de nossas opiniões, algumas atitudes podem comprometer o entendimento entre duas pessoas e terminar em um grande transtorno.

No ambiente de trabalho, muitos líderes são treinados a dar feedback. Dar um feedback é muito importante. É uma ferramenta essencial de comunicação, sendo utilizado para comentar, informar à outra pessoa sobre a percepção em relação a uma ação executada, postura ou desempenho. O feedback mensura sobre uma tarefa específica ou problema de relacionamento, podendo ser positivo ou construtivo. Quando bem realizado, o feedback auxilia quem recebe a informação à manter ou buscar melhorias, soluções e ações adequadas ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Porém, aquele que o recebe precisa estar realmente interessado em ouvir. Se o feedback for positivo, é fácil. No entanto, o grande desafio é receber um comentário negativo, diferente ao que se pensava, até então, estar realizando bem. Nessa hora, é muito comum as pessoas ficarem abaladas, e tomadas por uma grande carga emocional negativa. Podem sentir-se ofendidas, o que geralmente desencadeia mecanismos de defesa. Por isso, algumas atitudes como acusações, negação, exaltação, lágrimas, e sentimento de incompetência ou injustiça aparecem com frequência.

A solução é passarmos a enxergar o feedback como algo construtivo, que nos ajuda a enxergarmos como podemos melhorar e amadurecer. Se a pessoa que lhe dá o feedback está investindo tempo e pensamento na crítica, é sinal de que se preocupa com o ouvinte e quer ajudá-lo. Isso pode ser o sinal que precisávamos para pararmos um momento, refletirmos e nos autoavaliarmos.

"Nós não somos medidos por somente aquilo que somos, mas também pela percepção que as pessoas têm sobre nós”.

(Autor desconhecido).







 


© 2015 | Persore - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: Aumai Oxycom
(19) 3407.2379 | 9 9783.1818
Av. Nossa Senhora de Fátima, 2790 - Salão 20
Condomínio Machadinho - Americana|SP
CEP 13478-540