O Mercado de Trabalho para Quem Passou dos Cinquenta - Persore
19 3407.2379 | 9 9783.1818   
Blog


Março
 11
2016









O Mercado de Trabalho para Quem Passou dos Cinquenta

  

PorAngela M. Graciano Bellatti

Se a vida está difícil para quem é jovem, cheio de diplomas e com vários idiomas fluentes, imagina para quem passou dos cinquenta, não tem qualificação e mal fala o português...?

Esse é o discurso típico que mais se propaga no mercado, e não é de hoje. Certamente muitos que estão se aproximando dos cinquenta, escutam isso desde quando eram estagiários. Mas o quanto de verdade existe nessa expressão?

O problema não está na idade e sim na falta do conhecimento que se tem. Isso vale tanto para um garoto que busca seu primeiro emprego e não concluiu o ensino fundamental, quanto para uma pessoa com mais idade.  Conseguir uma recolocação sem conhecimento acadêmico é uma missão quase impossível.

Podemos representar o mercado de trabalho como um funil, quanto mais alta é a posição menor é a quantidade de vagas e conseqüentemente maior é a disputa por elas. Se o mercado de trabalho não cresce, menor fica o tamanho do funil e consequentemente menor a quantidade de oportunidades. Para piorar a situação, a quantidade de novos profissionais “despejados” todos os anos no mercado não para de crescer.

A escolha das empresas por um profissional mais jovem para as posições superiores em detrimento aos candidatos mais experientes está ligada a quanto o profissional mais experiente está disposto a se atualizar e o quanto ele ficou ou não estagnado em seu conhecimento e motivação, sem contar com a rede de relacionamentos e sucessos que obteve em sua jornada profissional.

Podemos concluir que a (quase) impossibilidade de emprego para o profissional que está próximo ou que passou dos cinqüenta anos não está diretamente ligado a idade, e sim ao quanto esse profissional se mantém atualizado e galgou posições dentro desse concorrido mercado de trabalho.


É fundamental se reinventar e adquirir novos conhecimentos todos os dias.







 


© 2015 | Persore - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: Aumai Oxycom
(19) 3407.2379 | 9 9783.1818
Av. Nossa Senhora de Fátima, 2790 - Salão 20
Condomínio Machadinho - Americana|SP
CEP 13478-540