Lições sobre Liderança - Persore
19 3407.2379 | 9 9783.1818   
Blog


Maio
 17
2016









Lições sobre Liderança

Por: Angelina Feltrin

Devo confessar que sou uma apaixonada por filmes, de diversos gêneros;  para mim sempre uma viagem maravilhosa a outros universos e pensamentos. Recentemente revi o filme “O Lobo de Wall Street”, longa dirigido por Martin Scorcese, lançado no Brasil em Janeiro de 2014, com atuação excepcional de Leonardo DiCaprio e várias indicações para o Oscar.

Pude então relembrar os ensinamentos sobre liderança que o filme nos traz, embora praticada para fins escusos e totalmente antiéticos. O filme é inclusive citado no livro “Os filmes que todo gerente deve ver”, de Pedro Grawunder e Marco A. Oliveira (Saraiva), destacando o tema da liderança. Recordei o quão determinante para o sucesso da equipe e da empresa é a liderança adequada! Vejamos algumas das competências do protagonista:

1 –  Oratória: a fluência verbal, o discurso vencedor e inspirador  impulsionava a equipe  para as vendas;

2 – Confiança: demonstrava confiança em seu produto e transmitia esta confiança ao cliente;

3 – Paixão: apaixonado pelo que fazia, conseguia persuadir e transmitir sua técnica à equipe. Usava sua habilidade para ensinar e treinar os funcionários a venderem;

4 – Foco: sabia muito bem onde queria chegar; tinha determinação e foco nos resultados a serem alcançados;

5 – Motivação da equipe:  inspirava a equipe a buscar sempre mais. Incitava o funcionário a acreditar que era capaz, elevava a auto estima (exaltava a ideia de transformar perdedores em profissionais de sucesso!), vendia que o sucesso da empresa era o sucesso de cada um.

6 – Equipe de trabalho: contratava pessoas por seu potencial, não por sua experiência. Formou uma equipe coesa, que acreditava e seguia os valores da empresa (embora antiéticos).

7 – Fidelidade e lealdade: fortes laços de camaradagem e parceria entre os membros da equipe;

8 – Recompensa e reconhecimento: as recompensas pelas vitórias eram constantes e significativas. Premiava para ganhar a lealdade dos colaboradores.


Trazendo  para a nossa realidade cotidiana, estas competências são fundamentais  para os resultados dos líderes, em qualquer empresa. E você?  Como está a vivência destas competências em sua atuação profissional? Quais as que são facilmente utilizadas?  Quais você deveria investir no desenvolvimento e aprimoramento? Você é realmente “apaixonado” pelo que faz?  As respostas a estas questões podem ser o “pontapé” inicial em busca de novas oportunidades em sua carreira!

E fica a sugestão de utilizar o filme como uma ferramenta para o treinamento da equipe na empresa, gerando importantes debates não apenas sobre a questão da liderança, mas também de ética e princípios, tema tão importante em nossos tempos, em nosso país!







 


© 2015 | Persore - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: Aumai Oxycom
(19) 3407.2379 | 9 9783.1818
Av. Nossa Senhora de Fátima, 2790 - Salão 20
Condomínio Machadinho - Americana|SP
CEP 13478-540