Trabalho em Equipe: Cooperação - Persore
19 3407.2379 | 9 9783.1818   
Blog


Julho
 05
2016









Trabalho em Equipe: Cooperação

Por: Regina Célia de Araujo Garcia

Pensar em si mesmo, defender suas ideias e ideais, em qualquer relacionamento interpessoal, inclusive os mantidos no trabalho, é vital para um ambiente saudável. Porém, quando nos  colocamos sempre acima das outras pessoas e acreditamos que apenas nossas ideias  importam, nos tornamos egocêntricos e falhamos ao não enxergar o coletivo. Resulta em relações nocivas e competitivas, que prejudicam tanto a pessoa quanto aquelas que vivem a seu redor.

No trabalho, por exemplo, a interdependência entre as pessoas é essencial para a realização das atividades com qualidade. É necessário colocar o coletivo acima de exigências e desejos pessoais. É preciso maturidade emocional para saber lidar com as pessoas e  cooperar para que um objetivo em comum seja atingido. Repare que, aqui, a palavra-chave é cooperação.

E, tão importante quanto isso, é conhecer e abarcar tanto suas falhas e erros quanto seus acertos e pontos positivos. Porque é assim que podemos crescer e melhorar, não apenas no trabalho, mas também como pessoa. Saber ver os dois lados de si mesmo e dos outros permite uma visão ampla, de forma a aproveitar o melhor de cada um.

Saber cooperar é aceitar que não sabemos tudo e que não devemos fazer tudo sozinhos. É entender que cada pessoa é boa em uma coisa que talvez a outra não seja. É aceitar as falhas e pontos fortes de cada um. Assim, cada um contribui ao colocar um pedaço do quebra-cabeça, para que, no final, possa-se enxergar o quadro completo.

Micheletti, Camila. Trabalho em equipe: essencial para todas as empresas. Disponível em: http://carreiras.empregos.com.br/seu-emprego/trabalho-em-equipe-essencial-para-todas-as-empresas/. (Acesso em 26 de junho 2016);

BLOCH, Vicky. Aceite seus próprios erros. Disponível em: http://vocerh.uol.com,br/noticias/acervo/aceite-seus-proprios-erros.phtml. (Acesso em 25 de junho de 2016).

KAMIA, Meiry. Trabalhar em equipe requer maturidade. Disponível em: http://meirykamia.com/blog/(Acesso em 25 de junho de 2016).







 


© 2015 | Persore - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: Aumai Oxycom
(19) 3407.2379 | 9 9783.1818
Av. Nossa Senhora de Fátima, 2790 - Salão 20
Condomínio Machadinho - Americana|SP
CEP 13478-540