POSTURAS INADEQUADAS PODEM AFETAR SUA CONTRATAÇÃO (PARTE 2) - Persore
19 3407.2379 | 9 9783.1818   
Blog


Julho
 12
2016









POSTURAS INADEQUADAS PODEM AFETAR SUA CONTRATAÇÃO (PARTE 2)

PorAngela M. Graciano Bellatti

Continuando a análise de posturas inadequadas durante o processo seletivo, ter um bom currículo, que esteja alinhado com a vaga oferecida não é suficiente. Os selecionadores levam em conta tanto o perfil profissional como o perfil pessoal do candidato, pois ambos são importantes na composição de um cargo. Não é raro um empregador optar por um candidato com menor qualificação técnica, mas que possua um perfil com características pessoais mais adequadas ao dia a dia do ambiente corporativo. É mais fácil ensinar o trabalho do que treinar competências pessoais, tais como: comprometimento, trabalho em equipe, tolerância à frustração, inteligência emocional, paciência, etc.

Assim, considerando a importância das competências pessoais para a adaptação do candidato e a sua eficácia nas atividades que irá executar, a análise de sua postura durante a seleção pode ser determinante parao sucesso da contratação do mesmo.

Algumas dicas para ser bem sucedido na entrevista:


·         Respeite os horários marcados. Não se atrase logo no primeiro contato com a empresa.


·         Opte por um visual clássico, sem exageros. Cuidados com cores fortes demais, roupas sujas, amassadas. Roupas sensuais podem chamar mais a atenção que sua experiência.


·         Erros de linguagem podem ser determinantes na seleção de candidatos. Atenção à concordância dos verbos e ao plural das palavras.


·         Evite intimidades com o entrevistador e/ou contratante e até mesmo com os demais candidatos. Ser atencioso é diferente de ser íntimo.


·         Se estiver desempregado, não se mostre fragilizado por esta situação, nem a enfatize. Apresente-se com a postura de quem tem muita vontade de aprender e expectativa de concretizar projetos e atingir objetivos.


·         Explique por que razão acha que está capacitado para a função que se candidatou e mostre-se disponível para melhorar sempre. Faça sua exposição de forma afirmativa e confiante, mas não exagere para não transmitir superioridade ou arrogância.


·         Nunca responda a uma pergunta com outra pergunta. Se tiver dúvidas, exponha-as apenas depois de responder ao que lhe foi solicitado.


·         Espontaneidade. Essa é a palavra chave. Não tente ser o que não é. O entrevistador está preparado para reconhecer se você está tentando forçar alguma situação.


PERSORE possui profissionais qualificados para ajudá-lo na contratação do profissional com o perfil adequado à vaga e à empresa. Faça-nos uma visita!







 


© 2015 | Persore - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: Aumai Oxycom
(19) 3407.2379 | 9 9783.1818
Av. Nossa Senhora de Fátima, 2790 - Salão 20
Condomínio Machadinho - Americana|SP
CEP 13478-540