Comunicação - Persore
19 3407.2379 | 9 9783.1818   
Blog


Outubro
 25
2016









Comunicação

por: Fernando Nardo

Ao realizar diagnósticos em diferentes organizações, não é raro nos depararmos com situações onde a comunicação é apontada como um dos pontos que merecem atenção. E quando solicitamos fatos ou exemplos que ilustrem os problemas da comunicação, ouvimos respostas como: “fizemos reuniões, enviamos e-mails, elaboramos manuais... mas as pessoas não entendem”.

Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, o primeiro texto sobre comunicação é:  ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta. Comunicação, vem do latim e significa partilhar, tornar algo comum.

Quando consideramos o processo da comunicação (Figura 1), autores indicam que é responsabilidade do emissor, aquele que emite a mensagem, fazer escolhas e atuar para que a transmissão da informação seja concluída com sucesso. Desta forma, espera-se que os receptores entendam a mensagem emitida, indicando esta compreensão com ações e feedback.


 



Ora, para uma comunicação eficiente, algumas perguntas devem ser respondidas antes de codificar a mensagem e escolher o canal para seu envio: O quanto conheço do público alvo de minha mensagem? Quantas e quais gerações deverão receber a mensagem? Tenho conhecimento suficiente sobre o repertório e os canais de comunicação necessários para atingir o público alvo?

Venha nos visitar e aproveite para conhecer os trabalhos da Persore, que podem ajudar a melhorar a comunicação em sua empresa.

 








 


© 2015 | Persore - Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por: Aumai Oxycom
(19) 3407.2379 | 9 9783.1818
Av. Nossa Senhora de Fátima, 2790 - Salão 20
Condomínio Machadinho - Americana|SP
CEP 13478-540